OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA
ESCREVENDO O FUTURO
AÇÃO
Resultado da parceria entre o Ministério da Educação e a Fundação Itaú Social, sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro foi instituída em 2008, fundamentada na metodologia, nas estratégias de atuação e na experiência das três edições do programa Escrevendo o Futuro.
Com objetivo de colaborar para a melhoria do ensino da leitura e da escrita, o programa Escrevendo o Futuro desenvolveu, de 2002 a 2007, ações de formação continuada para professores de 5º e 6º anos do ensino fundamental, a fi m de orientar a produção de textos dos alunos da rede pública.
Em 2008, em sua primeira edição, a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro ampliou a atuação do programa Escrevendo o Futuro, incluindo professores e alunos dos 8º e 9º anos (7ª e 8ª séries) do ensino fundamental e do 2º e 3º anos do ensino médio.
A segunda edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro ocorrerá em 2010, com a participação de alunos do 5º ao 9° ano (4ª a 8ª séries) do ensino fundamental e do 1º
ao 3º ano do ensino médio.
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro acredita ser possível fazer da escrita na escola algo forte e interessante, algo tão intenso que possibilite que alunos e professores pensem mundos transformados pela força da palavra escrita.
Valorizando a interação das crianças e jovens com seu meio, a Olimpíada de Língua Portuguesa
Escrevendo o Futuro adota o tema “O lugar onde vivo”. Assim, para escrever os textos, o aluno
resgata histórias, estreita vínculos com a comunidade e aprofunda o conhecimento sobre a
realidade, o que contribui para o desenvolvimento de sua cidadania.
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro vai além de um concurso: oferece propostas de formação dos educadores, seja por meio da distribuição de materiais com orientações pedagógicas, seja pela participação do educador em encontros para refl exão sobre as práticas educativas, com objetivo de aprimorar o processo de escrita dos alunos.
Desse modo, pretende contribuir para uma prática pedagógica de melhor qualidade.

REGULAMENTO

1. Coordenação
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é uma iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social e tem a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).
2. Participação
2.1. Quem pode participar
Professores que estejam lecionando, em 2010, a alunos matriculados em instituições de ensino mantidas pela União, Distrito Federal, Poder Público estadual ou municipal nos anos escolares a seguir descritos e os respectivos alunos: (i) 5º, 6º, 7°, 8º e 9º anos (4ª, 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries) do ensino fundamental e nas classes de aceleração equivalentes ao 5º, 6º, 7º, 8º e 9º anos do ensino fundamental, assim entendidas aquelas que atendam alunos com defasagem de idade-série, previstas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) dentro da modalidade de ensino regular; e (ii) 1°, 2º e 3º anos do ensino médio. Se, por qualquer motivo e em qualquer etapa da Olimpíada, o professor deixar de cumprir os requisitos constantes deste subitem, a inscrição do respectivo professor será automaticamente cancelada, sendo vedado qualquer tipo de substituição, a qualquer título
e sob qualquer forma.
2.2. Quem não pode participar
Professores que lecionem exclusivamente em instituições de ensino privadas, assim entendidas as instituições de ensino particulares, comunitárias, confessionais e fi lantrópicas, bem como aqueles que lecionem exclusivamente na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e os respectivos alunos.
2.3. Como participar
2.3.1. Primeiro passo: adesão das redes de ensino estadual e municipal - de 2/3/2010 a 14/5/2010
As Secretarias de Educação estaduais, municipais e do Distrito Federal, por meio de seus secretários, deverão, durante o período de 2/3/2010 a 14/5/2010, preencher e enviar pela internet o termo de adesão, no qual as referidas secretarias: (i) comprometem-se a observar e cumprir o disposto neste regulamento e permitir que as instituições de ensino a elas subordinadas participem das atividades relativas à Olimpíada; e (ii) indicam representante responsável pelo acompanhamento das atividades relativas à Olimpíada
O termo de adesão está disponível para preenchimento e envio nos seguintes endereços
eletrônicos:
www.mec.gov.br
www.fundacaoitausocial.org.br
www.cenpec.org.br
www.escrevendoofuturo.org.br
A efetivação das inscrições realizadas por professores que lecionam em instituições de ensino mantidas pelo Poder Público estadual, municipal ou do Distrito Federal fi cará condicionada à adesão da respectiva rede de ensino a este regulamento, por meio do preenchimento e envio do termo de adesão pelo respectivo secretário estadual ou municipal de educação, conforme previsto neste subitem.
Não sendo realizada a adesão da respectiva rede de ensino, a inscrição do professor a ela
vinculado não será efetivada.
PROFESSOR NOTA 10


1. O QUE É?
É uma homenagem da Câmara Municipal aos professores em exercício, da rede pública estadual e municipal da cidade de Formosa, que, mais se destacarem pela experiência educativa com trabalho inovador, criativo e transformador em cada ano letivo.

2. COMO SERÁ?
A Homenagem será prestada anualmente, na Câmara de Vereadores, a um(a) professor(a) de cada instituição educacional do município, para que o trabalho destes profissionais possa ser reconhecido pela população formosense.

3. QUANDO?

A entrega do prêmio ocorrerá, em solenidade oficial, realizada anualmente na sessão mais próxima ao dia 15 de outubro.

4. ONDE?

A Sessão Solene será realizada na Câmara Municipal de Formosa

5. QUEM PODE PARTICIPAR?
Todos os professores das redes pública estadual e municipal do Município de Formosa.

6. COMO É REALIZADA A ELEIÇÃO?
Será realizada uma votação interna em cada escola, na qual os alunos e servidores da escola poderão participar para que se venha estabelecer o professor que será homenageado. Os termos da eleição ficam a critério da escola participante.

7. COMO PARTICIPAR?
Após a eleição, o nome do(a) professor(a) indicado(a) para recebimento da Homenagem deverá ser encaminhado pelo Diretor da Escola ao Poder Legislativo, até o dia 16 de agosto, sob pena de prescrever a homenagem que ultrapassar este prazo.

ATENÇÃO: Prazo prorrogado para o dia 10 de setembro de 2010.